Entre os dias 8 e 10 de outubro, a Comissão Municipal de Eventos e a Prefeitura de Salgado Filho vão realizar a Feira dos Produtores Coloniais, no Bosque Municipal (Parque de Exposições). Na data de abertura, os visitantes poderão prestigiar a partir das 19h; enquanto que nos dias 9 e 10, o horário de funcionamento será das 9h às 21h.
De acordo com o vereador, produtor de vinho e enólogo da Cooperativa da Agricultura Familiar, além de presidente da Comissão Municipal de Eventos, Adair Sugari, no local, 18 produtores do próprio município irão expor e comercializar os seus produtos.
“Todos foram convidados a participar das feiras. Nesta primeira, alguns não dispunham de produtos suficientes para expor, mas estarão se organizando para futuramente participar tanto da Festa do Vinho e do Queijo, como nas feiras no decorrer do ano”.
No local haverá vinhos, vinagres e sucos de uva; cerveja artesanal e chope; graspa, cachaça e licor; vários tipos de queijos; açúcar mascavo, melado e rapaduras; sucos e bebidas; panificações; compotas e conservas; geleias e doces; além de artesanatos dos clubes de mães.
Os produtos serão comercializados a preços que variam entre R$ 5 e R$ 70, dependendo da elaboração e matéria-prima de cada produto. Por exemplo, alguns produtos com elaboração e características mais sofisticadas, como os queijos maturados, têm valor mais agregado. “Mas temos também sucos, vinhos e demais produtos com vários tamanhos e valores, que contemplam a população de modo geral”, informa.
Ele conta que a ideia é que sejam feitas duas a três feiras paralelamente à Festa do Vinho e do Queijo, para alentar ainda mais a venda dos produtos coloniais durante o ano. “A feira em si não tem ligação com a Festa do Vinho. É um evento a parte, mas envolve os produtores e as agroindústrias que expõem na festa”.
Fonte: Diário do Sudoeste