Profissionais do SAMU são treinados para atendimento de saúde mental
Novidades
Publicado em 05/10/2021

Profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estão sendo treinados para socorrer pacientes com problemas de saúde mental. O Ministério da Saúde criou um curso de capacitação para que médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e psicólogos adotem condutas terapêuticas para esse tipo de ocorrência.

 

Além de aulas teóricas e práticas, serão feitas simulações que repliquem emergências atendidas pelo SAMU, com cenários reais e tecnologias de alta complexidade. Entre as situações simuladas, estão casos de surto psicótico, crise de ansiedade, abuso de álcool, comportamento suicida e agitação psicomotora.

 

Há também preparação para acompanhamento de reações a notícias ruins, como morte de familiar. De acordo com o ministério da Saúde, o distancimento social provocado pela pandemia gerou um aumento de crises de saúde mental com maior demanda por atendimento de socorro.

 

Dados estatísticos apontam que, no Distrito Federal, por exemplo, quase 20% dos atendimentos feitos pelas equipes do SAMU são relacionados à saúde mental.

Comentários