Putin autoriza operação militar na região leste da Ucrânia
Novidades
Publicado em 24/02/2022

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, autorizou às 23h57 desta quarta-feira (23)(horário de Brasília), uma operação especial em Donbass, cidade ao leste da Ucrânia e perto da divisa com a Rússia. As informãçoes são de agências de notícias russas.

Segundo as agências, Putin teria dito que “os conflitos entre a Rússia e as forças ucranianas são inevitáveis, apenas uma questão de tempo”. A ideia do presidente russo seria sair em socorro dos separatistas das cidades e e de Luhansk, que teriam pedido ajuda para “repelir agressões” de Kiev. 

Os chefes das autoproclamadas República Popular de Donetsk e República Popular de Luhansk pediram ajuda da Rússia para repelir o que dizem ser agressões crescentes das forças ucranianas, informou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, à agência de notícias estatal russa RIA-Novosti.

Houve relatos de explosões em Kiev, capital da Ucrânia, e na cidade de Kharkiv, segundo informações da rede de TV CNN. Por enquanto, não há sinais de uma invasão total por parte da Rússia, segundo as agências de notícias. 

Na tarde desta quarta, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, havia dito à rede NBC News que achava que a Rússia invadiria a Ucrânia, mas ainda via uma chance de evitar uma agressão.

Comentários