Número de jovens que procura a 1ª habilitação para dirigir cai 83% no Paraná
Novidades
Publicado em 09/03/2022

A prioridade aos estudos e ao trabalho, o alto valor cobrado pelas aulas teóricas e práticas de direção, além das taxas do Departamento de Trânsito (Detran), fizeram a auxiliar administrativa Ashley Hiromori, hoje com 21 anos, adiar a busca pela Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Como ela, cada vez menos jovens entre 18 e 20 anos buscam a permissão legal para dirigir. No Paraná, o número de novos motoristas nesta faixa etária caiu 83% no último ano.

Os dados são do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) e mostram que, nesta idade, o total de primeiras habilitações em 2020 foi de 15.262. Em 2021, foram 2.557. Uma redução de 83,2%. 

Ao compararmos o último mês de cada ano, em dezembro de 2019 foram 2.526 novas habilitações entre os jovens. Número bem maior do que o registrado em dezembro de 2020, que caiu para 412. No ano passado, no mesmo mês, foram apenas 147 CNH emitidas para pessoas entre 18 e 20 anos no Paraná.

As causas para a queda esbarram no custo da habilitação, que soma mais de R$ 3 mil para categorias A e B, conforme explica Fernanda Kruscinski, advogada especialista em Direito Administrativo voltado à Segurança Veicular. “Não é nada barato para a pessoa que acabou de fazer 18 anos tirar sua primeira habilitação.”

A questão financeira pesou na escolha quando Richard Bryan Santos fez 18 anos. “Um dos motivos foi a alta da gasolina. Naquele momento, tirar a carteira pra ter um carro seria um prejuízo, um dinheiro mal investido. Com ele eu poderia investir em cursos, faculdade ou empreender”, avalia. Foi só aos 20 anos que Richard repensou. “Eu precisava de locomoção pra visitar clientes distantes. Como estava bem financeiramente, achei que seria uma boa hora pra tirar a carteira e comprar um carro.”

Comentários