Um abraço do par romântico pode significar muito mais do que um ato de carinho entre os casais.
Segundo um estudo publicado pela revista científica "PLOS One", o nível de cortisol das mulheres apresentou uma queda após serem abraçadas por seus pares.
Por trás da descoberta está a liberação de ocitocina durante um abraço. Conhecido como o hormônio do amor, ele reduz o cortisol circulante, amortecendo a resposta do estresse.
Mas a pesquisa, que foi realizada com 76 pessoas, também mostrou que o efeito na produção do hormônio de estresse não é tão poderoso quando se trata de homens.
Mas o responsável pela condução da pesquisa alertou que isso não significa que a queda do cortisol não exista entre os homens. "O efeito poderia simplesmente ser menor e não foi detectado", disse à CNN o pesquisador Julian Packheiser, que conduziu a pesquisa junto ao Instituto Holandês de Neurociência.
Os autores da pesquisa ainda apontaram outros benefícios do abraço, como a redução da pressão arterial, a diminuição de inflamações, o aumento do bem-estar subjetivo, além de uma maior resiliência a infecções e uma aceleração na recuperação em doenças virais.