O Hemonúcleo de Pato Branco, nos últimos dias se encontra em uma situação preocupante. Pois, os hospitais continuam precisando de hemocomponentes, e a unidade apresenta estoques baixos.
O Hemonúcleo realiza a distribuição de hemocomponentes para os sistemas hospitalares da 7ª Regional de Saúde, totalizando 15 municípios da microrregião que recebem as doações de sangue.
De acordo com a coordenadora da unidade, Sílvia Barbosa Pecin Acosta, todos os Rh negativos estão em urgência: O, A, B e AB, também é necessária a doação de sangue tipo O positivo.
Contudo, todos os tipos sanguíneos são essenciais.
Devido a pandemia vários setores tiveram que suspender suas atividades para evitar aglomerações e manter o distanciamento social. Consequentemente, segundo Sílvia o reflexo da pandemia ocorreu em uma redução de 25% no número de doações. “As doações de sangue são efetuadas a partir de um agendamento prévio, para evitar aglomeração na unidade. A nossa capacidade operacional foi reduzida pela metade para garantir o distanciamento social” comenta a coordenadora, e ainda informa que o Hemonúcleo de Pato Branco, está atendendo, em média, vinte doadores diariamente.
Também foi reforçado os protocolos de higienização, há a disposição pontos de álcool em gel na unidade, proporcionando aos doadores maior
segurança no ato de doar.
Quem pode doar?
Para doar a pessoa precisa estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menor de idade deve estar acompanhado de responsável legal), pesar acima de 50 kg. Também não pode apresentar sinais de gripe, resfriado, tosse, coriza, febre, diarreia. Estar descansado e alimentado também é primordial.
O tempo médio que leva para realizar a doação, é de 45 a 60 minutos. O candidato a doador passará por uma triagem médica, e será avaliado individualmente, depende de fatores nutricionais e peso. A quantidade de sangue é definida conforme essas características, podendo variar entre 400ml e 450ml. Aproximadamente, um dia após a doação, o organismo já repõe a quantidade sanguínea que foi retirada.
Mulheres podem doar sangue a cada intervalo de 90 dias, podendo fazer até três doações por ano. Já os homens podem realizar até quatro doações por ano, aguardando 60 dias de intervalo.
Importância da doação
A partir de uma única doação de sangue é possível salvar até quatro vidas.
Quem recebe essas doações são: pacientes em tratamento de câncer, transplantados, em hemodiálise, pessoas que sofreram acidentes, pacientes que realizaram alguma cirurgia, todos esses casos dependem do estoque do Hemonúcleo, por essa circunstância o baixo estoque preocupa a coordenadora da unidade.
“A doação de sangue é um gesto de solidariedade e amor ao próximo, esse gesto salva vidas”, conscientiza Sílvia para que a população pato-branquense se dirija até o Hemonúcleo para realizar doações de sangue.
Horário de funcionamento
O Hemonúcleo atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30, para realizar a doação é necessário apresentar um documento oficial com foto.
É possível realizar o agendamento de uma doação sanguínea, através do telefone: 3225-1014, ou pela página do Facebook do Hemonúcleo de Pato Branco. No site www.saude.pr.gov.br/doacao também é possível realizar o agendamento.
Fonte: Diário do Sudoeste