A pandemia do novo coronavírus, e a preocupação com aglomeração de eleitores é o motivo de que três seções eleitorais do Fraron tenham trocado de local.
De acordo com a chefe do Cartório Eleitoral da 73ª Zona Eleitoral de Pato Branco, Karine Andressa de Gouvêa, as seções que foram realocadas foram a 106, 200 e 217, que até o processo eleitoral passado estavam na escola do Fraron, e que ficaram agora na Unidep.
Ela também lembra que devido ao incêndio no teatro Naura Rigon, o que resultou em duas seções eleitorais daquela localidade, ficaram alocadas no Colégio Integral.
Urnas
Foi ainda no final de semana passado, que a equipe do Cartório Eleitoral trabalhou realizando os últimos ajustes das urnas que chegarão aos colégios eleitorais no sábado (14) e serão utilizadas no domingo (15).
Karina avalia, que como este ano, não será aferia a biometria dos eleitores, o trabalho com as urnas foi mais rápido, assim, também se espera menos intercorrências com os equipamentos no comparativo com as eleições de 2018.
A chefe do cartório da 73ª Zona Eleitoral, lembra que uma vez lacrada a urna no período que antecede o dia da eleição, ela somente fica habilitada para o dia do funcionamento, no caso deste ano, somente entra em funcionamento no dia 15, às 7 horas.
Segurança
Somente na área de atuação da 73ª Zona Eleitoral, que abrange Pato Branco, Itapejara D’Oeste, Vitorino e Bom Sucesso do Sul, cerca de mil pessoas, entre mesários, motoristas e auxiliares estarão trabalhando no domingo.
Conforme Karina, a Justiça Eleitoral disponibilizou a todos estes trabalhadores Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e álcool, para assim buscar a não propagação do novo coronavírus.
A preocupação com a pandemia vem sendo uma constante durante o processo eleitoral, prova é que até mesmo a data da eleição foi alterada, uma vez que em anos “normais” a escolha no futuro prefeito teria ocorrido no primeiro domingo de outubro.
Mesmo destacando o momento como “grandioso” e como “a festa da democracia”, Karina pede para que os eleitores mantenham o distanciamento no momento de espera da votação e evitem cumprimentar conhecidos, com forma também de prevenção da doença. “É importante que as pessoas higienizem as mãos na entrada e na saída da seção eleitoral. Temos bastante álcool em gel, e pedimos que a população use”, pontua a chefe do Cartório Eleitoral.
Uma vez que a biometria não será utilizada neste ano, também como forma de minimizar risco de contágio, o pedido é de que os eleitores na medida do possível levem sua caneta para a assinatura do caderno de votação. “Teremos caneta, elas serão higienizadas a cada utilização, mas se o eleitor levar sua caneta, contribui.”
O uso de máscara facial é obrigatório para acessar o local de votação e para votar.
O que é necessário levar?
– Documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.
– Leve também seu título de eleitor, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral.
– Se preferir, baixe e instale o aplicativo e-Título em seu celular.
– As certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar.