Nova tabela do fator previdenciário começa a vigorar na próxima terça-feira, primeiro de dezembro. Ela será atualizada com base na tábua de mortalidade para o Brasil, divulgada pelo IBGE.
A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia informa que a nova tabela vale para dois casos. Poderá afetar quem cumpriu os requisitos de aposentadoria antes da entrada em vigor das novas regras da reforma da Previdência, em novembro do ano passado. Ou quem estiver na regra de transição de pedágio de 50 por cento, aplicada a trabalhadores que estavam no máximo a dois anos de se aposentar.
O desconto do fator é feito no momento em que o benefício é calculado e quanto menor a idade do contribuinte, maior será o corte. O fator previdenciário é atualizado todos os anos e leva em consideração a expectativa de vida dos brasileiros, entre outros fatores.
Ele foi criado em mil 999 para desestimular pessoas jovens a se aposentarem e é usado no cálculo de algumas aposentadorias por tempo de contribuição. A nova tabela deve ser divulgada até segunda-feira pela Previdência Social.