Em no máximo 40 dias, Pato Branco contará com mais uma companhia aérea operando no Aeroporto Municipal Juvenal Cardoso. Já com autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para realizar voos, a Aerosul, empresa de Arapongas, ofertará linhas de Londrina a Pato Branco, com passagem por Curitiba e de Pato Branco a Londrina, também com parada na capital.
Nesta semana, secretários e prefeito devem participar de uma reunião, online, com a companhia aérea para definir questões de infraestrutura necessárias para a operação da empresa em Pato Branco. A previsão é de que o encontro ocorra na quinta ou sexta-feira.
Conforme Cláudio Arcídio Muller, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, a reunião já deviria ter acontecido na semana passada, porém, devido a covid-19 foi preciso adiar para esta semana. “Vamos ouvir da empresa como desejam operar, quais são as tratativas para aprofundarmos mais a questão”, disse explicando que ainda, entre prefeitura e companhia aérea, não há nenhuma certeza de prazos e operação. “Sexta ou segunda-feira já terei mais notícias.”
Voos
Em contato com o diretor de operações da companhia, Jamisson Barreto, o Diário do Sudoeste obteve a informação de que os voos no município devem ocorrer de segunda a sexta-feira. Segundo ele, ainda não existe um horário definido para o transporte, porém a expectativa é de que o avião saia pela manhã de Londrina, passe por Curitiba e chegue em Pato Branco antes do meio dia e no fim da tarde retorne pelo mesmo percurso.
Valores
Até o momento, conforme Barreto, não há previsão de quanto custarão as passagens aéreas, tanto de Pato Branco a Curitiba quanto de Pato Branco a Londrina e vice-versa. Como ele explica, uma análise está sendo realizada pela empresa e, nos próximos dias, já serão divulgados valores.
Infraestrutura necessária
Para operar no município, a Aerosul precisa apenas de um guichê para realizar check in e desembarque. Para essas tarefas, serão contratadas duas pessoas.
Relembrando
Até o momento, apenas a Azul Linhas Aéreas tinha autorização da Anac para operar no aeroporto em Pato Branco. Com a aeronave ATR – 72, a empresa tem capacidade para transporte de 70 pessoas. Porém, desde o início da pandemia, os voos da companhia, que sempre eram lotados na linha Pato Branco/ Curitiba e Curitiba/Pato Branco, estão suspensos e sem uma previsão para retorno.
Aeronave
O avião que realizará as linhas em Pato Branco é o Cessna Grand Caravan — mesmo modelo utilizado até ano passado no Aeroporto Municipal Dr. Paulo Abdala em Francisco Beltrão.
A aeronave, segundo a própria companhia, tem capacidade para levar até nove passageiros por voo e possui grande capacidade para transporte de cargas.
Fonte: Diário do Sudoeste